BOLSA FAMÍLIA 2019 COM AS NOVAS MUDANÇAS COMO SABER SE VOCÊ FOI APROVADO NO PROGRAMA.

BOLSA FAMÍLIA 2019 COM AS NOVAS MUDANÇAS COMO SABER SE VOCÊ FOI APROVADO NO PROGRAMA.

Confira agora todas as informações e Resultado do Bolsa Família 2019: descubra se você foi aprovado.


O MDS avalia os dados da família antes de aprovar o cadastro.
Descubra como consultar o resultado do Bolsa Família 2019.

Para participar do programa e ter direito ao benefício é preciso se cadastrar. Somente quando esse cadastro é aprovado pela equipe do Bolsa Família que os depósitos mensais passam a ser feitos.


A inscrição no Bolsa Família pode ser realizada em qualquer centro de atendimento que tenha pelo menos um representante do programa, na maioria das vezes, as famílias se inscreve no Cras (Centro de Referência e Assistência Social).

No local os integrantes da família que deseja receber auxílio do governo são orientados sobre quais documentos necessários para efetivar o cadastro.

Como a família fica sabendo que foi selecionada?
Após realizar o cadastro e apresentar todos os documentos exigidos pela assistência social, a família tem que aguardar pela aprovação da inscrição. Essa aprovação no Bolsa Família não é imediata para que seja possível verificar se todas as informações prestadas pela família são verdadeiras, impedindo assim que pessoas com renda superior ao valor de limite recebam o Bolsa Família.

A família fica sabendo que foi selecionada através de uma carta. Essa carta comunica o valor que a família receberá do governo federal mensalmente, a data do primeiro depósito e também o NIS- Número de Inscrição Social, que é utilizado para diferenciar as famílias aprovadas no Bolsa Família. A carta chega ao endereço informado pela família no momento da inscrição, num prazo máximo de trinta dias.

Quanto tempo leva para ser aprovado?
Infelizmente não existe um prazo mínimo para o resultado ser publicado. Uma família cadastrada, que está de acordo com os critérios do programa, geralmente começa a receber os seus pagamentos três meses após o cadastro.
Como consultar o resultado do Bolsa Família?
Não é possível consultar o resultado do Bolsa Família online, portanto, se após efetivar o cadastro e a sua carta não chegar, é porque você provavelmente não foi aprovado ou ocorreu um desvio de correspondência, impedindo que a carta chegasse ao destinatário correto.

Aguarde o prazo de chegada da carta de aprovação do Bolsa Família. Se ela não for entregue, busque por informações sobre a sua situação de cadastro em um dos postos de atendimento do Bolsa Família, de preferência onde você realizou a sua inscrição no programa e apresentou a documentação exigida.

A consulta para verificar o resultado Bolsa Família também pode ser realizada através do aplicativo oficial do programa de assistência social. Baixe o app, instale no seu celular e acompanhe a situação do benefício.

Importante!
Ter o NIS não significa que sua família foi aprovada no Bolsa Família. Na verdade o Número de Identificação Social pode estar associado a outras iniciativas do Governo Federal, como Seguro Desemprego, FGTS e Renda Cidadã.

Se você está na dúvida sobre a liberação do benefício, vale a pena realizar uma consulta pública. Dois sistemas permitem verificar se o dinheiro está sendo transferido para a família correspondente ou não. Verifique se o nome do titular, bem como o número do NIS, consta na lista do seu município.

Consulta pública ao Bolsa Família
A consulta pública do Bolsa Família é direcionada apenas para famílias com o cadastro já aprovado e que já receberam o benefício alguma vez. O objetivo é que através dessa ferramenta, as famílias possam acompanhar sua situação de cadastro e conferir se o benefício foi cancelado, suspenso ou bloqueado sempre que um depósito não for realizado.
Para fazer a consulta, basta acessar o site da Caixa ou o Portal Transparência. Para otimizar a busca é preciso optar pela consulta de benefícios por família, assim é necessário apenas informar o NIS, conferir o nome do titular e clicar em consultar para verificar o status.

No caso do site da Caixa, se constar como benefício liberado, é porque o dinheiro está sendo depositado normalmente. Já as situações bloqueado ou suspenso, indicam que o benefício realmente deixou de ser pago a família. Para tentar reverter a situação, é necessário saber o motivo do bloqueio com a ajuda dos assistentes sociais do Cras.
Há duas formas de consultar a lista de beneficiários do Bolsa Família. São elas:

Pelo SIBEC

SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão) é uma plataforma mantida pela Caixa Econômica Federal, que só funciona corretamente no navegador Explorer. Portanto, para fazer a consulta pública no seu computador, use o browser padrão do Windows.

  • Passo 1: Acesse a página do SIBEC;
  • Passo 2: escolha uma das três opções de consulta: Consulta benefícios por UFConsulta benefícios por município ou Consulta benefícios por família;
  • Passo 3: se escolher o segundo item, defina estado, município e o mês desejado (no item Folha de Pagamento). No caso da consulta por família, é preciso já conhecer o número do NIS;
  • Passo 4: Clique no botão “consultar”;
  • Passo 5: o sistema mostrará o número total de famílias atendidas pelo programa no estado ou município, bem como o total de dinheiro transferido.

Pelo Portal Transparência

A consulta também pode ser realizada através do Portal Transparência. Esse sistema é mais moderno do que o da Caixa, afinal, pode ser acessado em qualquer navegador. Veja o passo a passo:

Passo 1: acesse a página oficial do Portal Transparência;

Passo 2: encontre o item Benefícios ao Cidadão e clique nele.

Passo 3: Aplique filtros na sua busca, como período, estado e município. Não se esqueça de selecionar “Bolsa Família” na opção “Tipo de benefício”.

Passo 4: Clique em “consultar” para ter acesso à tabela de dados. Ao fazer isso, o sistema vai gerar informações detalhadas sobre os valores destinados para o município pagar os benefícios do Bolsa Família.

Passo 5: Ao clicar em “Detalhar”,  você pode conferir os nomes dos titulares dos benefícios no município, bem como o número do NIS e os valores disponibilizado no período.

Passo 6: Para obter mais informações sobre um determinado benefício do banco de dados, basta clicar novamente em “detalhar”. O Portal Transparência mostra o total de recursos pagos, mês a mês, a partir de 2013. O total sacado também fica disponível para consulta pública.

Você também pode baixar ou imprimir a lista de beneficiários através do Portal Transparência.

Fonte : Portal da Transparência.

One Response

  1. BOLSA FAMÍLIA CANCELADO EM 2019 SAIBA COMO REVERTER ESSE CANCELAMENTO. |

    […] BOLSA FAMÍLIA 2019 COM AS NOVAS MUDANÇAS COMO SABER SE VOCÊ FOI APROVADO NO PROGRAMA. […]

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.