BOLSA FAMÍLIA 2019 : Por causa de Fraude Governo manda Fazer Auditoria.

Spread the love

Procure organizar seu Cadastro e Atualizar seus Dados , Confira as dicas e e informações que estamos Trazendo para quem é Benefíciario do Bolsa Família e que precisa estar atento ao Numero do NIS de inscrição do seu filho.

Por isso estamos trazendo essa matéria.

COMO SABER O NÚMERO DO NIS DO MEU FILHO?

Existem vários programas sociais que tomam como base o NISpara fazerem a seleção dos beneficiários. Programas como ID Jovem e políticas de ações afirmativas de faculdades e universidades adotam a base do Cadastro Único com a finalidade de dar acesso a programas que possibilitem a inclusão social de pessoas de baixa renda. Nisso muitas pessoas acabam não sabendo como saber o número do NIS do filho.

Mas descobrir a informação é bem simples, podendo ser feita a consulta, inclusive, online. Por isso não há motivo para se preocupar com o fato de não ter o mesmo em mãos pois, com uma pesquisa simples, poderá ter essa informação que tanto necessita.

COMO SABER O NÚMERO DO NIS DO MEU FILHO?

Existem várias formas de consultar NISO mesmo pode ser visto na Carteira de Trabalho, mas existem duas formas de encontrá-lo que são mais seguras e que dizem se a pessoa possui o cadastro que dá acesso aos benefícios sociais que foram citados mais acima:

LEIA TAMBÉM: POR QUE O VALOR DO MEU BOLSA FAMÍLIA DIMINUIU?

ATRAVÉS DA GESTÃO MUNICIPAL DO CADASTRO ÚNICO

A gestão municipal é a responsável por fazer o cadastramento e, também, pela emissão de documentos.

Ela emite um documento chamado “Folha Resumo do Cadastro Único” que contém várias informações da família e, inclusive, o número do NIS dos filhos.

Outros dados que podem ser verificados no mesmo são: renda per capita, endereço, data de nascimento e composição familiar.

Além disso, o documento é assinado para possuir validade jurídica e, assim, poder ser utilizado para qualquer benefício ao qual a pessoa possua direito.

ATRAVÉS DO SITE CONSULTA CIDADÃO

Trata-se de uma ferramenta online disponibilizada pelo MDS para que as pessoas possam ter acesso aos dados das famílias de maneira mais simples e facilitada.

Consulta Cidadão emite um documento semelhante à Folha Resumo do Cadastro Único, porém não precisa de assinatura pois possui autenticação eletrônica, o que permite a confirmação da validade do documento através do próprio site do governo.

Aqui é necessário digitar alguns dados: nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Além disso, é preciso selecionar o município e o estado onde foi feito o cadastramento para que possa ter acesso a esses dados.

O QUE FAZER CASO NÃO CONSIGA SABER O NÚMERO DO NIS DO FILHO?

Deverá procurar o CRAS mais próximo da sua residência para ver se há algo de errado com o cadastro e resolver possíveis problemas. Também é possível que o mesmo ainda não tenha sido incluído no sistema.

Outra possibilidade que pode gerar problemas é a falta de atualização. O mesmo deve ser atualizado sempre que houver mudanças no domicílio ou, no máximo, a cada dois anos.

Caso não seja atualizado, poderá ter o mesmo excluído e ver-se na necessidade de fazer uma nova inclusão cadastral para poder ter acesso aos benefícios vinculados ao Cadastro Único.

FONTE : MDS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *