Como conseguir o desconto e comprar seu Carro com ajuda do Governo por causa da sua Doença

Spread the love

A verdade é que o processo para obtenção do benefício muitas vezes é longo e envolve muita burocracia. Você tem duas opções, realizar todo o requerimento sozinho ou contratar um consultor para prestar auxílio.

A primeira coisa a se fazer é solicitar um laudo médico que ateste a sua deficiência e também as restrições que sejam decorrentes dela. O laudo pode ser emitido por um médico credenciado ao DETRAN ou por médico habilitado junto ao SUS. A lista de todos os médicos do Estado que são autorizados a fornecer o laudo está no site do Detran de São Paulo.

Isenção de Impostos para PcD
Feito isso, pode ser necessário procurar uma autoescola especializada para que você possa obter ou atualizar sua habilitação para a CNH Especial. É nela que vão estar as especificações para adaptação no veículo.

O próximo passo é obter no Detran o Laudo para Condutor. É nele que o médico vai atestar o tipo de deficiência que você tem e também a sua eventual dificuldade para dirigir veículos sem adaptação, além de indicar o carro ideal para sua condição.

https://www.youtube.com/watch?v=ZY778EiyG2w

Com todos os documentos em mãos, é preciso ir até a Receita Federal e apresentar os documentos solicitados, que estão com detalhes no próprio site da Receita.

Feito isso, é preciso completar o processo na Secretaria da Fazenda, que requer os mesmos documentos exigidos pela Receita Federal e mais alguns específicos. Eles também podem ser encontrados no próprio site da Secretaria da Fazenda.

Por fim, é preciso solicitar a isenção do IPVA, que só pode ser feita após a aquisição do carro. Apesar de um pouco longo e burocrático, o processo todo vale a pena, afinal de contas, é um direito da Pessoa com Deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *