Conheça e aprenda a usar o DBAN para apagar o registro em seu HD .

Conheça e aprenda a usar o DBAN para apagar o registro em seu HD Com esse Tutorial  .

Tudo que você quer em seu computador ao formatar seu HD é fazer uma formatação Limpa, com esse tutorial você irá aprender a fazer isso , Conheça e aprenda a usar o DBAN para apagar o registro em seu HD sem deixar resíduos.

O DBAN é um software que promete apagar os arquivos de um computador sem deixar vestígios no HD. A função é interessante para quem pretende vender seu PC antigo e precisa limpar sua memória, por exemplo.


Após usar o programa, não é possível recuperar os dados – nem mesmo com software de restauração –, o que garante a privacidade do dono anterior da máquina.

Portanto, é importante ter certeza na hora de ativar o DBAN, uma vez que todas as informações são perdidas de vez, incluindo o sistema operacional. O download do programa é gratuito, mas requer um procedimento inicial para criar um pen drive responsável por fazer a limpeza de disco via USB. Veja a seguir como funciona para Windows 7, 8 e 10.

Como apagar todos os dados do Seu HD usando o DBAN.

Arquivos apagados do computador só podem ser recuperados se nada mais for salvo no mesmo lugar. Por isso, a recomendação para ter acesso a dados apagados sem querer é parar de usar o PC imediatamente. Softwares de remoção, como o DBAN, lançam mão dessa característica para garantir que suas informações não possam ser acessadas. A solução consiste, basicamente, em escrever dados aleatórios no armazenamento, impedindo que os arquivos originais sejam acessíveis de novo.

O mecanismo de limpeza varia. Dependendo da necessidade do usuário, é possível executar um procedimento mais rápido, que salva zeros e uns no HD e verifica três vezes antes de finalizar. Ou pode ser mais demorado e eficaz, quando o software executa gravação de uma quantidade maior de dados aleatórios e checa mais vezes se realmente nenhum dos arquivos pode ser acessado com algum programa de recuperação.

Criando o pendrive

Passo 1. Baixe o DBAN em formato ISO. Em seguida, faça download também do programa Rufus no PC e insira o pendrive na porta USB do computador. Depois, abra o Rufus e selecione seu pen drive. Clique em “Selecionar” para importar o arquivo ISO do DBAN;

Passo 2. Selecione o arquivo ISO do DBAN e clique em “Abrir”;

Passo 3. Clique em “Iniciar” para dar sequência à instalação. Em poucos segundos, o pendrive deverá ter o software de remoção instalado e pronto para uso;

Agora usando em o DBAN no computador.

Passo 1. Mantenha o pendrive conectado no computador e configure a BIOS para inicializar via USB. Dessa maneira, você evita acionar o Windows e pode abrir o DBAN diretamente ao ligar;

Passo 2. A interface do DBAN é simples, como uma linha de comando. O programa exibe todas as modalidades de limpeza disponíveis. Cada uma usa um método diferente para apagar seus arquivos, com mais ou menos etapas de gravação aleatória e verificação.

O DBAN recomenda a opção “autonuke” (sem aspas) para a maioria dos usuários. Digite o comando e tecle Enter. Em seguida, basta aguardar pela execução do procedimento. Lembre-se de manter o computador ligado a uma fonte de energia para finalizar o processo sem problemas.

Notícias sobre Tecnologia , Telefonia , Smartphones e Celular você encontra aqui.

Fonte : TECTUDO

Um comentário em “Conheça e aprenda a usar o DBAN para apagar o registro em seu HD .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: