INSS 2019 OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL DESARTICULA FRAUDE NO LOAS CONFIRA

Spread the love

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta segunda-feira (11), a operação À moda, com objetivo de desarticular esquema criminoso especializado em fraudar benefício assistencial ao idoso, no caso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), em Cuiabá (MT). Pelo menos duas pessoas estavam envolvidas. Foi cumprido um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso.

A investigação teve início em 2013, a partir de denúncias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. O grupo criminoso atuava havia pelo menos 10 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=8p8Gg7XmcVk

Segundo a COINP, estima-se que, para os sete benefícios obtidos fraudulentamente, o esquema tenha provocado prejuizo de pelo menos R$ 864 mil aos cofres públicos. A economia futura, considerando-se a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), chega a cerca de R$ 481 mil que seriam desembolsados em pagamentos futuros que seriam feitos aos supostos beneficiários.

Após a análise dos documentos apreendidos na residência do investigado, poderão ser identificados outros benefícios previdenciários a serem avaliados pela Força-Tarefa.

O modus operandi consistia na emissão de certidões de nascimento falsas e, consequentemente, na emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, visando à obtenção de benefício assistencial ao idoso por meio de fraude.

Os investigados poderão responder na Justiça por estelionato e formação de quadrilha, além de outros crimes que venham a ser identificados com a conclusão da investigação.

A operação foi denominada À moda numa alusão ao fato de que o alvo se utilizava de empresas do ramo de confecções para fazer lavagem de dinheiro. Participaram seis policiais federais e dois servidores da Secretaria de Previdência.

Força-Tarefa – A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, combatendo crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área responsável pela identificação e a análise das distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

Um comentário em “INSS 2019 OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL DESARTICULA FRAUDE NO LOAS CONFIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *