(INSS 2019) SAIBA COMO PEDIR OS 25% DA SUA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AGORA ANTES DA REFORMA.

Spread the love

Você já parou para pensar em quantas mudanças esse pente fino do inss já causou? Não então preste atenção nessa matéria que estamos trazendo até você.

Aposentadoria por Invalidez: Saiba como requerer o adicional de 25%.

(INSS 2019) SAIBA COMO PEDIR OS 25% DA SUA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AGORA ANTES DA REFORMA.
(INSS 2019) SAIBA COMO PEDIR OS 25% DA SUA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AGORA ANTES DA REFORMA.

De acordo com o art. 45 da Lei 8.213/91, o adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria por invalidez será devido quando o aposentado comprovar necessitar da assistência permanente de outra pessoa, não importando se o acompanhante é membro da família ou um profissional contratado pelo segurado, tal previsão também está contida no art. 45 do decreto 3.048/99.

O anexo I do supracitado decreto traz as situações em que o adicional pode ser fornecido. Frisa-se que existe a possibilidade do adicional ser concedido em caso de incapacidade diversa da contida no decreto nº 3.048/99, porém, para esses casos, há a necessidade do interessado ingressar em juízo, como ocorre, por exemplo, com os portadores de Alzheimer.

https://www.youtube.com/watch?v=yrrHhTQGvwA&t=13s

Para ter direito ao acréscimo se faz necessário efetuar um requerimento junto ao INSS, onde é mantido o benefício da aposentadoria. Sendo necessário, ainda, que o segurado passe por uma nova perícia médica.

No dia da perícia é necessário levar documentos atualizados que demonstrem que o segurado necessita do acompanhamento permanente de terceiros.

O adicional de 25% irá incidir sobre o valor do benefício do segurado, refletindo inclusive sobre o 13ª salário. A somatória do acréscimo de 25% + o valor da aposentadoria por invalidez poderá ser superior ao teto previdenciário.

Caso o benefício seja cessado com o óbito, o valor do acréscimo não será incorporado à pensão deixada aos dependentes.

Um comentário em “(INSS 2019) SAIBA COMO PEDIR OS 25% DA SUA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AGORA ANTES DA REFORMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *