INSS: COMO recuperar senha do INSS pelo celular Com a nova resolução .

Spread the love

O Segurado pode recuperar senha do INSS pelo celular Ao invés de ter que ir ao posto ou refazer cadastro do Meu INSS, código virá por SMS.

Os segurados do INSS que perderam a senha de acesso aos serviços do Meu INSS agora podem recuperar o código por email ou mensagem pelo celular. Ou seja, agora não é mais preciso ir à uma agência da Previdência, nem refazer o trâmite de acesso ao portal do instituto, que agora oferece mais de 90 serviços online.

INSS: COMO recuperar senha do INSS pelo celular Com a nova resolução .
INSS: COMO recuperar senha do INSS pelo celular Com a nova resolução .


Ao entrar no site gov.br/meuinss, clique do lado direito ao alto na página em “Login”. Em seguida vai abrir uma aba escrita gov.br onde o usuário vai informar o número do CPF.

Logo depois outra página abre e abaixo do CPF vem escrito “Esqueci minha senha”, basta clicar nesse ícone. Em seguida o segurado vai receber um link pelo e-mail ou celular cadastrado para fazer outra senha. Pelo aplicativo para celular também é possível recuperar a senha.


“É sempre aconselhável manter seus dados de contato atualizados. Os serviços digitais do INSS trarão mais comodidade a cada dia para os cidadãos”, orienta o diretor de atendimento do INSS, Castro Júnior.

leia TAMBÉM :INSS: Mudanças que podem afetar os Brasileiros começam a ser analisadas pelos Senadores Na Reforma da Previdência social 2019.


É importante ressaltar que o e-mail e telefone para recuperação da senha são aqueles que constam no site de acesso único gov.br quando foi feito o cadastro para acessar o portal Meu INSS. A alteração de e-mail e telefone no sistema do INSS não altera esse cadastro.


Por isso, para alterar os dados de recuperação da senha, o segurado precisa então acessar diretamente o endereço acesso.gov.br, fazer o login, utilizando CPF e senha do Meu INSS e, então, efetuar a alteração do cadastro.

Canal de serviços


É importante destacar que o portal Meu INSS é o principal canal para solicitações de serviços do instituto, que reforçou a aposta no INSS Digital e ampliou a oferta DE solicitações via internet.


O cadastro para acessar a central de serviços pode ser feito pela internet ou pelo telefone 135 – e na agência, se houver necessidade. A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias.


Os bancos que possibilitam essa opção são: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi.

Prova de vida direto no banco


O INSS publicou ontem uma resolução que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários INSS, bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras.

O documento diz ainda que esse procedimento deve ser feito anualmente, independentemente da forma de recebimento do benefício.


“A comprovação de vida e a renovação de senha deverão ser efetuadas na instituição financeira pagadora do benefício, por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria ou mediante a identificação por funcionário da instituição financeira ou ainda por qualquer meio definido pelo INSS que assegure a identificação do beneficiário”.


De acordo com o próprio instituto, o segurado que está com 60 anos ou mais deve se dirigir à instituição bancária que efetua seu pagamento de benefício e realizar a renovação da senha de prova de vida, com o documento original ou se dirigir a qualquer posto do INSS para fazer a comprovação. os que tenham mais de 80 anos, que tenham dificuldade de locomoção, enfermo ou em internação hospitalar devem entrar em contato com a Central 135 e solicitar a visita de um servidor para comprovação, conforme informações do instituto.

Fonte: ODIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *